«Elementos à Solta»
Anualmente, em Julho, a 700m de altitude há uma Aldeia do Xisto – Cerdeira – que protagoniza uma exposição/encontro artístico – «Elementos à Solta».
São convidados artistas para residir, expôr, trabalhar ao vivo e conviver com o público em cenário natural.
Origem
A vontade de retirar as Artes dos recintos fechados, de «povoar» e realçar a beleza desta Aldeia do Xisto recuperada, de voltar a colocar os materiais transformados perto das suas raízes, levou Kerstin Thomas, uma alemã residente na aldeia há 20 anos, a conceber «Elementos à Solta».
Cenário
«Elementos à Solta» nasce num ambiente privilegiado: uma ALDEIA do XISTO recuperada, uma SERRA com fauna e flora endémica, MÚSICA e ARTE.
Apesar de Natureza e Arte coexistirem desde sempre, raramente a Natureza é escolhida como cenário de mostra de trabalho. Museus e Galerias são normalmente os locais de eleição para mostrar o que o HOMEM concebe inspirado na NATUREZA – a ARTE. Aqui o MUSEU é ao ar livre!
Aldeia da Cerdeira
Inserida no projecto Rede das Aldeias do Xisto, CERDEIRA é uma das 24 aldeias serranas da região Centro que tenta diariamente fazer jus ao título de ALDEIA DO XISTO: revitalizar o património, protegê-lo da desertificação humana e do esquecimento, apostar num desenvolvimento integrado.
Em 2009
Para este ano, já na 4ª edição, o Fim-de-Semana à Solta está previsto para os dias 11 e 12 de Julho. Para além da Música e da Arte, para 2009 projecta-se diversos workshops.
Continuamos a contar com os apoios do projecto Aldeias de Xisto e da Câmara Municipal da Lousã, e de todos os que privilegiem o contacto com a Natureza e com a Arte.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário