terça-feira, 3 de junho de 2008

Elementos à Solta_2008

ARTE a 700m de ALTITUDE!



ELEMENTOS À SOLTA
Exposição/Encontro de Artes no cenário de uma aldeia de xisto
No fim-de-semana de 12 e 13 de Julho de 2008, a Serra da Lousã ganha novos sons e cores. A 700m de altitude há uma Aldeia do Xisto – Cerdeira – que protagoniza uma exposição / encontro artístico – os Elementos à Solta. É a pedra, a madeira, o metal, o barro, o têxtil e o papel que se reencontram com as suas origens. Artistas modelam a matéria num cenário natural.

!
A vontade de retirar as Artes dos recintos fechados, de «povoar» e realçar a beleza desta
ALDEIA DO XISTO recuperada, de voltar a colocar os materiais transformados perto das suas raízes, levou Kerstin Thomas a conceber «Elementos à Solta», agora na sua 3ª edição.
A Água, o Fogo, a Terra e o Ar estão na origem da matéria-prima e é também com o recurso aos quatro elementos que esta se transforma em obras de Arte. Daí que trazer a Arte para o cenário de uma aldeia de xisto, inserida na riqueza de uma das mais belas serras portuguesas, seja a ampliação desta harmonia. Aqui, artistas mostram o resultado criativo destas transformações.
Pedra, madeira, barro, metal, têxtil e papel são os «elementos à solta» pela aldeia. Trabalhando ao vivo, os artistas povoam a Cerdeira com a sua imaginação e destreza manual. E o que eles fazem, você pode experimentar fazer. Escolha o(s) Elemento(s) e transforme-o(s)!



!!
Um percurso pela aldeia!
Exposição, Trabalho ao vivo, Venda de arte, Música
Um Mapa de Percurso pela aldeia, vai guiar o público até aos artistas mas também até às bebidas frescas e a um espaço para petiscar enquanto desfruta da paisagem.
À entrada da aldeia serrana pode contemplar-se uma exposição colectiva com trabalhos dos artistas convidados. Seguindo o percurso, encontramos a pontuar a aldeia, os artistas, que trabalham ao vivo e mostram as peças executadas, sempre disponíveis para quem quiser saber mais da sua arte e convidando até a experimentá-la.
À espreita vai andar a música. A melodia natural da aldeia vai ser quebrada algumas vezes durante estes dois dias. Músicos e os seus instrumentos musicais estarão espalhados pela aldeia, criando um diálogo entre eles e interagindo com o público.


!!!
Um fim-de semana à solta!
Para os apreciadores da Natureza, da ousadia, do ar livre, turismo rural, de Arte, de passeios pedestres, BTT, etc, este é um fim-de-semana enriquecido. Uma paragem nos Elementos à Solta, para além de um encontro com a Beleza e a Arte, é uma proposta à descoberta de refúgios de bem-estar. E os amantes do recente desporto «geocaching» também têm um tesouro próprio na Cerdeira para encontrar…
Já sabe: a pé, de bicicleta, carro ou parapente. Se aprecia andar à solta, participe nos «Elementos»!

!!!!
Artistas presentes em «Elementos à Solta» 2008
AFONSO CANCELA * ANA LOUSADA * ANTÓNIO FERNANDES * BRANCA CAMPOS * CARLOS NETO * EUGÉNIA CAVACA * EVALDO BORGES * GEORGINA QUEIROZ * HELENA LOERMANS * IDÁLIO DIAS * JOÃO COELHO * KERSTIN THOMAS * MIGUEL NETO * MOISÉS PRETO PAULO * VASCO BALTAZAR * VIRGÍLIO PEIXE

Sem comentários: