quinta-feira, 2 de julho de 2009

Elementos à Solta_2009

Art meets Nature
Nos dias 10,11 e 12 de Julho de 2009, há uma Aldeia do Xisto – Cerdeira, na Serra da Lousã – que terá mais um encontro com as Artes. É a 4ª edição de Elementos à Solta, onde a Arte convive com a Natureza – Exposições, Ateliers, Música e Prova de Chás Biológicos e Sal Aromático. Pode ainda usufruir do BAR da aldeia e dos PETISCOS da serra.

EXPOSIÇÃO
Sexta das 15.00h às 20.00h
Sábado e Domingo das 11.00h às 20.00h
Este encontro artístico em cenário natural começa à entrada da aldeia com uma exposição colectiva dos artistas que vai conhecer ao longo do percurso pela aldeia. Poderá apreciar e adquirir obras artísticas em ferro, barro, madeira, papel e têxtil.

ARTISTAS PARTICIPANTES_2009
AFONSO CANCELA * ANTÓNIO FERNANDES * FILOMENA ALMEIDA * GUIDA FONSECA * IDÁLIO DIAS * JOSÉ VICTOR * KERSTIN THOMAS * LUÍS PIRES * VANDA VILELA * VASCO BALTAZAR * VIRGÍLIO PEIXE * XANA MONTEIRO
Convidados especiais LUIS CORREA E NANCY RODRIGUEZ (CUBA)

ATELIERS
Participação gratuita
Sábado e Domingo das 11.30h às 13h e 15.30h às 18h

Este ano, os Elementos à Solta inovaram e têm à sua disposição 5 ateliers onde poderá interagir com os artistas e com as matérias. Cerâmica, tecelagem, escultura em papel, ferro e madeira são as artes que poderá experimentar. Pode, ainda, participar na criação de uma pequena obra colectiva que ficará posteriormente na aldeia.

MÚSICA
Sábado às 18h - Astedixie Jazz Band
Domingo às 15.30h - Fernando Meireles, Sanfona
Mais uma vez a música vem à aldeia juntar-se ao som da Natureza.

Astedixie Jazz Band - Sábado às 18h
Formada em 1998 com o objectivo de divulgar o dixieland, a Astedixie Jazz Band já percorreu inúmeros palcos por todo o país e no estrangeiro. Composta por 5 elementos e oriunda da Lousã, a Astedixie Jazz Band traz os sons característicos de New Orleans, provocando a boa disposição, característica deste estilo musical.
Trompete – Celso Gregório; Trombone – Zé Rui; Sousafone – Renato Correia; Banjo – Nuno Antão; Washboard – Rafael Ventura
http://astedixie.blogspot.com/

Fernando Meireles - Sanfona - Domingo às 15.30h

Instrumentista, compositor e construtor de instrumentos, Fernando Meireles vem novamente este ano alegrar a aldeia com o som da Sanfona. Amante da música de cariz tradicional desde longa data e fundador do grupo «Realejo», Fernando Meireles é, neste momento, o maior impulsionador e o único construtor deste instrumento em Portugal.
http://www.myspace.com/manbellas

PROVA de CHÁS BIOLÓGICOS e SAL AROMÁTICO
Sexta das 15.00h às 20.00h
Sábado e Domingo das 11.00h às 20.00h
A Planta do Xisto associa-se pela 2ª vez aos Elementos à Solta. Nascidas na aldeia, estas plantas aromáticas, condimentares e medicinais são produzidas em Agricultura Biológica.
Aqui poderá provar e adquirir 100% natural – chás e sal aromático – ou, ainda, plantas em vaso.
http://www.plantadoxisto.pt/

BAR
Aberto todo o evento.

PETISCOS
Sábado e Domingo das 12h às 20h


Notícias
RTP1_Jornal da Tarde, 14 de Julho de 2009

Sem comentários: